Afinal… o que é o e-mail marketing?
A resposta a esta pergunta é tão simples como: o e-mail marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital. Trata-se de uma forma de comunicação direta com o público pretendido via e-mail e tem um potencial enorme.
Se quer comunicar com as pessoas certas, na hora certa e com a mensagem certa, o e-mail marketing é uma ferramenta que quer aproveitar. No entanto, esta ferramenta também pode ser confundida com fraudes ou spam… quando mal utilizada. Por isso, com a estratégia certa, pode impactar muito mais facilmente os seus clientes.
Não há nada como uma boa proposta de valor a acenar na caixa de entrada! 👋
Ok, já sabemos o que é. Mas por que devo utilizar o e-mail marketing?
A verdadeira questão é: por que não? Segundo um estudo do Hubspot, o e-mail marketing é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas. Se já tem um website e redes sociais, está na altura de juntar mais uma ferramenta de comunicação. Torne o contacto ainda mais próximo e personalizado com o seu público!
Hoje vamos dar-lhe 4 motivos para utilizar o e-mail marketing na estratégia da sua empresa:
1. Um universo de alcance… e oportunidades!
Impacte o maior número de pessoas possível de forma direta. A sua marca torna-se ainda mais próxima do consumidor e apenas precisa de reunir uma base de dados. E também esta pode ser segmentada para diversos tipos de público. Já para não falar que nem toda a gente está presente nas redes sociais e pode garantir uma comunicação eficaz. Aliás, de acordo com o Rock Content, 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.
2. Contra factos não há argumentos: a mensagem aterrou com sucesso!
Uma coisa é certa: o e-mail vai chegar à caixa de entrada pretendida. Não fique dependente de algoritmos! Sabemos que nem sempre a mensagem chega ao destino nas redes sociais porque dependemos da sua distribuição. Com o e-mail marketing, temos a certeza que a mensagem vai chegar à pessoa interessada.
3. Estratégias até ao infinito… e mais além!
Dentro do e-mail marketing, pode ainda optar por diversas estratégias. Pense connosco: o que faz mais sentido para a sua marca? Será uma newsletter mensal para comunicar o que se passou na empresa? Ou tem um posicionamento muito mais comercial e pretende comunicar ofertas imperdíveis? E no caso de ter uma loja online, já pensou num fluxo de automação de e-mails para carrinhos abandonados? Nós sabemos… as possibilidades são infinitas, tal como as estratégias. Seja criativo e faça chegar a mensagem!
4. Bom investimento a casa torna!
Sabia que o ROI (Return On Investment) do e-mail marketing é um dos mais elevados dos canais de marketing? Isto explica-se pelo facto de ter um investimento baixo em comparação a uma taxa de conversão alta. No caso de e-commerce, por exemplo, ainda se vive mais esta realidade. Porquê? É simples: segundo um estudo da Klaviyo, os fluxos de automação podem representar até um quarto das suas vendas! Se quer vender, esteja presente nos locais certos, à hora certa!
Não deixe as oportunidades irem para o spam!
Como viu até agora, são inúmeras as vantagens da utilização do e-mail marketing. As estratégias podem variar desde newsletters mensais até fluxos de automação pensados para conduzir o cliente à venda final. Não esquecendo que pode sempre personalizar os e-mails à sua maneira e dar asas à criatividade!
Concorda que é imprescindível adotar esta ferramenta para a sua empresa mas não sabe como pôr as mãos na massa? A SUBA está cá para isso mesmo! E a nossa experiência diz-nos que está na hora de dar o primeiro passo rumo ao sucesso! Entre já em contacto connosco! Viajamos juntos? 🚀